Prepare-se Para a Sua Primeira Caminhada

Do not forget the stretchingEstá já com os olhos postos na sua primeira caminhada? E como define “caminhada”? Será o primeiro “passeio” de meia-hora de um novo estilo de vida ou a primeira vez que se atreve a fazer uma Grande Rota ao longo de semanas? Tenha em atenção alguns pontos importantes:

Ajuste as suas expetativas

Ninguém consegue extrair o devido prazer de uma caminhada grande na sua primeira experiência. O corpo ressentir-se-á, os músculos dir-lhe-ão para parar, as articulações não estarão preparadas para o impacto. Por isso, comece devagar, com pequenas caminhadas diárias ou quase diárias, até estar pronto para desafios maiores.

Não se esqueça dos alongamentos

Não parece importante, e é por isso mesmo que se deve sublinhar. Caminhar causa impacto no organismo. Não se trata apenas andar a pé de um ponto até outro: deve encarar o “hiking” como um desporto e comportar-se como um atleta. Fazer alongamentos será essencial para evitar lesões e obter um melhor rendimento, de uma forma mais fácil. Faça alongamentos no início e no fim do esforço, e também durante as pausas, se necessário; foque-se nos braços e no tronco, e não apenas nas pernas.

Vá ao seu próprio ritmo

Não se deixe influenciar por tempos médios, percursos planificados ou pelas expetativas de terceiros. Descubra o seu próprio ritmo de caminhada.

Siga acompanhado

Escolher o seu ritmo não implica que tenha de fazer “hiking” sozinho. O ser humano é naturalmente sociável e fazer “hiking” em companhia é recompensar. Escolha alguém que caminhe no mesmo ritmo que o seu.

Faça do “hiking” uma prioridade

O termo anglo-saxónico “hiking” tem aplicações diversas em português. Para algumas pessoas, consiste em fazer algumas caminhadas ao fim de semana; para outras, a primeira grande “hike” consistirá numa rota de centenas de quilómetros, que demorará semanas. Um percurso deste género – como é o caso do Caminho de Santiago, embora alguns o considerem demasiado “comercial” para se categorizar como verdadeiro “hiking” – exige férias mais prolongadas e sem a família, tal como algum dinheiro disponível. Será necessário que faça dele um verdadeiro objetivo e uma prioridade, de modo a canalizar os recursos necessários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *