Dicas para Tornar a Sua Caminhada um Sucesso

Tips for Making Your walk a SuccessfulQuando embarca numa caminhada, existem alguns fatores que contribuem para o seu sucesso. Podem parecer aspetos de menor importância, mas são imprescindíveis, se quiser concluir a sua caminhada. Se não está pronto para seguir estas dicas, mais vale ficar em casa a jogar no Lucky Nugget Online Cassino! No entanto, se leva as suas caminhadas a sério, as principais indicações são:

Mantenha o ritmo

Para caminhar, não precisa de grandes qualificações: se consegue andar, consegue fazer caminhadas. Mas precisa de ter algumas noções para não começar demasiado rápido e cansar-se facilmente. Antes de uma caminhada, deve planear qual o melhor ritmo a manter no caminho, mediante a distância que vai percorrer. Pode usar o seu telemóvel ou outro dispositivo (marca passos, GPS, …) para saber se está muito rápido ou muito lento.

Encontre o seu ritmo

Deve aprender qual é o seu ritmo de caminhada: é aquela cadência que consegue manter, sem ficar cansado. Se conseguir encontrar o seu ritmo ideal:

  • a caminhada torna-se mais prazerosa, porque não vai a forçar o corpo;
  • sente-se menos cansado e aguenta mais tempo, pois segue o ritmo do corpo;
  • reduz a necessidade de pausas inesperadas;
  • pode utilizar um bastão para manter o ritmo;
  • fica menos propenso a lesões.

Conheça o seu ritmo

Se não está habituado a caminhar, uma das primeiras coisas que deve fazer é aprender qual o seu ritmo. Como fazê-lo?

  • Comece a caminhar com uma passada fácil;
  • ande 5 minutos nessa passada;
  • após esses 5 minutos, verifique a sua respiração. Se está a respirar normalmente, pode aumentar a intensidade da passada; se está com a respiração muito acelerada, diminua o ritmo. Teste novamente por 5 minutos;
  • deve encontrar um ritmo que acelere ligeiramente a respiração, mas sem transpirar;
  • caminhe 30 minutos a esse ritmo e veja que distância percorre. Multiplique por dois e terá a sua passada (km/h).

Faça Pausas

As pausas são tão importantes como encontrar o seu ritmo, pelo que deve dar oportunidade ao seu corpo para descansar do esforço físico. Além disso, servem para:

  • verificar se tem alguma parte do corpo com desconforto adicional;
  • repor a hidratação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *