Alguns dos Melhores Trilhos de Caminhada no Brasil

No Brasil, existem “trails” (ou “trilhas”) para todos os gostos. Poderá caminhar durante dias a fio no interior do sertão ou dar um passeio revigorante pela manhã, sem sair do Rio de Janeiro. Encontre aqui alguns dos melhores roteiros de caminhada no Brasil:

Caminho da Luz

Path of LightEsta rota mineira tem cerca de 200 km de extensão e uma previsão de 7 dias para a sua conclusão. Tem início em Tombos, junto a uma famosa cascata (ou “cachoeira“, como se diz no Brasil), terminando no Pico da Bandeira.

Lençóis Maranhenses

Os “lençóis maranhenses” são um fenómeno natural único no mundo, em que se forma um deserto – uma região onde só há dunas de areia -, mas sob o efeito do clima tropical, com uma forte estação de chuvas, que deixa lindíssimas lagoas para a estação seca. Empresas locais organizam percursos de 6 dias, cruzando a região de Norte a Sul.

Trilha do Corcovado, Rio de Janeiro

Para os turistas que visitam o Rio e querem “curtir” a Cidade Maravilhosa, sem explorar o “Brasil profundo”, a trilha do Corcovado é uma boa opção. São 2h30 de caminhada desde o Parque Lage e subindo até ao topo do morro, onde se encontra o famoso Cristo Redentor.

Pedra do Telégrafo, Rio de Janeiro

O Telégrafo ficou famoso depois de os brasileiros iniciarem a moda de tirar fotos em aparentes situações de perigo iminente e desequilíbrio sobre a rocha. O enquadramento cénico da fotografia dá-se num alto de 350 metros sobre os morros, as praias e as ilhas da zona Oeste do Rio. A subida, partindo do nível do mar, demora cerca de 1 hora.

Trilha da Cachoeira da Torre, São Bernardo do Campo

Este roteiro de 17 km está situado no parque Caminhos do Mar. Mostrando um pouco da antiquíssima Mata Atlântica, a trilha é um bom exercício para quem estiver de visita a S. Paulo, situando-se do outro lado a cidade de Santos, sede do famoso Santos FC, o clube de futebol de Pelé.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *