Algumas Razões para Fazer Caminhada

Some Reasons to WalkHá várias razões que recomendam a caminhada, comummente referida como “hiking”, sendo um desporto que poderia começar a praticar hoje mesmo. O termo “hiking” é, em Portugal, mais aplicado a caminhadas em meio selvagem ou com grau de dificuldade superior, mas tudo pode começar à porta de casa. Descubra aqui algumas razões para praticar caminhada:

Ajuda a resolver problemas

Grande parte do stresse do dia a dia é motivado por as pessoas estarem imersas em ambientes com demasiadas solicitações (profissionais, pessoais, até recreativas), numa situação potenciada pela rapidez de comunicação trazida pela Internet. Fazer uma caminhada (com os dados móveis do “smartphone” desligados e deixando os jogos na cassino online app para mais tarde), como se fosse uma forma de meditação, ajuda o cérebro a focar-se no que é mais importante e aumenta as capacidades de pensamento criativo, pendente à resolução de problemas.

Estimula a memória

Um estudo da Universidade de Michigan, realizado em 2008, defende que, após 1 hora em contacto com a Natureza, a capacidade de memória é aumentada em 20%.

Constitui uma forma de exercício

Passo a passo, o pedestrianismo ajuda a manter a forma. Não permite tornear os músculos, mas é benéfico para os sistemas circulatório e respiratório, sem se tornar demasiado exigente para o “atleta” – a menos que este assim o queira, pois nada o impede de fazer uma rota mais longa da próxima vez!

É barato

Não precisa de equipamentos caros nem de se deslocar demasiado! Eventualmente, pode até tomar a decisão de começar a ir a pé até ao emprego, levantando-se mais cedo pela manhã e aproveitando esses períodos do dia para o seu exercício. Poupará até em transportes! Se a caminhada se tornar um hábito, comprar calçado especialmente confortável é recomendado.

Poderá praticá-lo sempre

Outros desportos tornam-se gradualmente difíceis de praticar, à medida que envelhecemos, uma vez que são demasiado exigentes ou causam demasiado impacto sobre as articulações. Mas se tem 20 anos e espera viver até aos 100, não é impossível que continue a fazer caminhadas ao longo dos próximos 80!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *