A Hidratação Adequada enquanto Caminha

The Hydration Adequate while CaminhaUm dos principais erros cometidos por caminhantes inexperientes é o facto de não se hidratarem adequadamente. Esse erro pode ter repercussões sérias na sua saúde e na sua segurança. Logo, independentemente do tipo de terreno e temperatura, a sua hidratação deve ser uma prioridade.

As principais dicas para uma boa hidratação são:

Pesquisa

Antes de se pôr a caminho, deve investigar as condições que encontrará no terreno e que tipo de hidratação deve levar. O princípio deve ser sempre o mesmo: “mais vale levar a mais, que a menos”.

Quantidade

Existem vários fatores que influenciam a quantidade de água a beber: clima, elevação em relação ao nível do mar e necessidades pessoais.

  • Clima: se for para uma caminhada com calor e/ou muito húmida, é recomendado beber 1 litro de água por hora. O mesmo acontece para a altitude, pois quanto mais elevado é o terreno, mais seco é o ar. Para condições moderadas e altitudes baixas, deve beber 0,5 litros por hora.
  • Nível de exsudação: se estiver a transpirar muito, terá de aumentar a sua hidratação para manter o equilíbrio do seu corpo, ou acabará desidratado.
  • Necessidades pessoais: deve conhecer o seu corpo; as necessidades de água diferem de pessoa para pessoa. Logo, aprenda a ler o seu corpo e o seu nível de desidratação.

Técnicas

  • Não espere até ter sede, já estará desidratado quando isso acontecer. Deve começar o seu dia a beber pelo menos 0,5 litros de água.
  • Utilize sempre proteção solar, como chapéu, e caminhe pela sombra. O sol faz com que perca água mais rapidamente.
  • Beba bastante nas fontes de água; assim não terá de acrescentar mais peso à sua mochila.
  • Leve alguns pós de hidratação para repor, não só a água, mas também eletrólitos.
  • Esteja sempre atento aos sinas de desidratação: tonturas, dores de cabeça, fadiga, náusea e cãibras.

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